Contos para estudo do narrador

Seguem abaixo os livros que têm as narrativas que utilizaremos para nosso estudo do narrador. Os estudos serão realizados a partir da teoria de Norman Friedman, trazidas resumidamente pelo livro “O foco narrativo”, de Lygia Chiappini, e de forma mais aprofundada no ensaio “O ponto de vista na ficção”, do próprio autor.

Atividade: Gonçalves Dias consolida o romantismo – Leito de Folhas verdes

Olá, Alunes!

Este é o espaço em que você deverá inserir sua resposta às perguntas abaixo, sobre o poema “Leito de folhas verdes”, de Gonçalves Dias.

  1. Este é um poema narrativo. Que história é contada?
  2. Como se estabelece a interlocução neste poema? Explique sua resposta.
  3. Que imagens são criadas no poema? De que maneira essas imagens fazem o que Candido chama de “consolidação do romantismo”?
  4. O que este poema traz de novidade para a literatura do período?

Para responder de maneira mais completa a essas questões, você deverá ler o capítulo “Gonçalves Dias consolida o romantismo”, do Formação da literatura brasileira, do Antonio Candido. Bom trabalho!

8º semestre – Literatura Contemporânea

Olá, alunos!

Seguem abaixo os contos lidos semana passada e que serão debatidos na aula de hoje. Para este debate, responderemos a algumas perguntas sobre cada grupo de contos:

  1. O que há de inovador no(s) conto(s)? Que relação essas inovações têm com o autor e o estilo que esse autor desenvolve em suas obras?
  2. Existe alguma relação imediata de estilo ou temática entre os contos lidos? Explique sua resposta.
  3. A narrativa conto tem qual lugar no imaginário hoje? Quem ela alcança?
  4. Reflita sobre o que esses contos propõem sobre a contemporaneidade. Há espaço para esses contos nas escolas? Explique.