Olá, alunos!
Hoje estudaremos o Brasil Sulino. Para isso, separei um vídeo e um texto que seguem anexos abaixo:
O povo brasileiro – O Brasil sulino
Incidente em Antares – Erico Verissimo
Abraço
Thais
Olá, alunos!
Hoje estudaremos o Brasil Sulino. Para isso, separei um vídeo e um texto que seguem anexos abaixo:
O povo brasileiro – O Brasil sulino
Incidente em Antares – Erico Verissimo
Abraço
Thais
Raul Corrêa de Macedo Neto
RA: 1 0 0 7 9 1 5 5
Letras UNITAU
1 – Qual a particularidade dos grupos culturais dessa região?
A sertaneja, marcada por sua especialização ao pastoreio, por sua dispersão espacial e por traços característicos identificáveis no modo de vida, na organização da família, na estruturação do poder, na vestimenta típica, nos folguedos estacionais, na dieta, na culinária, na visão de mundo e numa religiosidade propensa ao messianismo.
.
.
.
2 – Qual a base material que permitiu o desenvolvimento dessas culturas?
As populações sertanejas, desenvolvendo-se isoladas da costa, dispersas em pequenos núcleos através do deserto humano que é o mediterrâneo pastoril, conservaram muitos traços arcaicos. A eles acrescentaram diversas peculiaridades adaptativas ao meio e a função produtiva que exercem , o u decorrentes dos tipos de sociedade que desenvolveram. Contrastam flagrantemente em sua postura e em sua mentalidade fatalista e conservador a com as populações litorâneas, que gozam de intenso convívio social e se mantêm em comunicação com o mundo. em muitas ocasiões, esse distanciamento cultural revelou-se mais profundo que as diferenças habituais entre os citadinos e os campo neses de todas as sociedades, fazendoexplodir as incompreensões recíprocas em conflitos sangrentos. Na verdade, a sociedade sertaneja do interior distanciou‐se não só espacial mas também social e culturalmente da gente litorânea, estabelecendo‐se uma de fasagem que as opõe como se fossem povos distintos.
.
.
.
3 – Qual a importancia das missões jesuiticas para a formação cultural sulina?
Já que o sul do Brasil é hospedeiro de diversos imigrantes, suas culturas e etnias são bem diversificadas. No inicio, os jesuítas criavam modelos utópicos de sociedade com os indígenas nativos, que buscava a cultura de subsistência e desenvolvimento próprio.
Primeiramente, tem traços dos missioneiros em função das missões, os programas nos quais os jesuítas transformavam o índio nativos da região para seres que acreditavam na mesma religião. Assim sendo, o índio foi transformado de guerreiros para confessadores; houve, portanto, o chamado desenraizamento cultural, no qual acaba por perder o domínio de seu corpo, deixa de ser o que sempre foi; passando a ser explorado.
.
.
.
4 – como os portugueses conseguiram manter as terras sulinas abrigadas?
A participação dos portugueses fora marcada pela substituição da espontaniendade para a racionalidade e do trabalho gaúcho para a mão de obra escrava. Essa última mudança contribui para o enriquecimento da cultura brasileira em geral; os negros africanos complementaram a cultura sulina com festas e canções.
.
.
.
5 – Qual a relação entre o sul, sudeste e o nordeste?
.
.
.
6 – Quem eram os caudilhos e os gauchos e como a relação de trabalhos Que estabeleciam contribuiu para a construção do beasil sulino?
Os gaúchos na verdade, eram paulistas que estavam a procura do gado da região do Sul. Eles migravam ate o Sul para matar o gado e transformar em carne seca para mandar para são paulo.
.
.
.
7 – Quem eram os açorianos?
os matutos eram os açorianos que, na pratica, são os portugueses. Quando a família Real veio ao Brasil, poderiam perder o Sul. Então, o governo português decide povoa‐lo, trazendo os açorianos de Portugal para o sul do brasil.
.
.
.
8 – Qual a importancia dos açorianos para a manutenção do sul como territorio brasileiro?
Além de povoarem tinham o dever de se rem uma fiel retaguarda para batalhas travadas na fronteira contra os espanhóis em troca de algumas regalias.
.
.
.
9 – como se da o messianismo na religiosidade dos sulinos?
O sertanejo arcaico caracteriza‐se por sua religiosidade singela tendente ao messianismo fanático, por seu carrancismo de hábitos, por seu laconismo e rusticidade, por sua predisposição ao sacrifício e à violência. E, ainda, pelas qualidades morais características das formações pastoris do mundo inteiro, como o culto da honra pessoal, o brio e a fidelidade a suas chefaturas.
Uma outra expressão característica do mundo sociocultural sertanejo é o fanatismo religioso, que tem muitas raízes comuns com o cangaço. ambos são expressões da penúria e do atraso, que, incapaz de manifestar‐se em formas mais altas de consciência e de luta, conduziram massas desesperadas ao descaminho da violência infrene e do misticismo militante.
.
.
.
10 – como se organizam os estrangeiros nas terras do sul?
os gringos compõe a parte dos estrangeiros, imigrantes: alemães, italianos, polo neses, russos, cranianos. vieram depois que a família real estava instalada no Brasil, com o objetivo de procurar uma chance de se tornar um proprietário de terra, visto que a área não tinha tanto trabalho assalariado e não possuía uma economia notável.
CurtirCurtir