Caros alunos,
Sejam bem-vindos ao blog das aulas de Literatura Brasileira. O objetivo deste espaço é o compartilhamento de documentos e textos que usaremos em sala e o debate sobre os temas das aulas. Comentem e participem!
Profª Thais Travassos
Caros alunos,
Sejam bem-vindos ao blog das aulas de Literatura Brasileira. O objetivo deste espaço é o compartilhamento de documentos e textos que usaremos em sala e o debate sobre os temas das aulas. Comentem e participem!
Profª Thais Travassos
Neste conto, Machado de Assis apresenta a teoria de que o homem tem duas almas: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro. O conto narra o caso de um jovem que, sendo nomeado alfares da guarda Nacional, o mesmo tem o tema central a questão de identidade, ou melhor, o problema da divisão de eu ou do desdobramento da personalidade.
Então, usar a frada não era suficiente, era preciso que a vissem, admirassem e reconhecessem como farda. Essa farda era sua “ALMA EXTERNA” e ao vesti-la para sempre, Jacobina redescobre sua alma interior e vê-se plano. Torna-se outro.
O espelho, no conto, apenas diz o que o outro parece ser.
CurtirCurtir
Qual a relação entre história, cultura e sociedade?
Para conhecer ou estudar sobre letras é preciso saber a história a cultura e a sociedade de um povo ou grupo de pessoas como: seu modo de falar,escrever e suas respectivas linguagens.
A história nada mais é do que o passada que é estudado e relembrado no presente, por fatos que foram significativos e importantes numa determinada época precisamos da história para conhecer o presente entender e aprender o porquê dos fatos ocorridos terem sido tão importantes para serem estudados até os dias atuais.
A cultura está no nosso passado,presente e futuro, a cultura é a dança, as comidas, o modo de se vestir, de falar, de escrever e suas respectivas religiões. Com o passar dos anos pode ser modificada mais não esquecida a cultura é uma herança social.
Sociedade é um grupo ou conjunto de pessoas com regras ou leis criadas com um objetivo como por exemplo na forma de conviver e respeitar suas principais diferenças seja: culturais, religiosas ou sua raça.
CurtirCurtir
*Qual a relação entre história e cultura na sociedade brasileira?
A história e cultura de um povo devem sempre ser estudadas juntas pois estão interligadas, a história influencia e molda a cultura e vice-versa. No caso do Brasil, este comentário pode ser comprovado através de um breve estudo sobre sua história: na invasão portuguesa, a escravização e sentimento de superioridade para com negros e indígenas, considerados inferiores e sem alma; na catequização forçada ministrada pelos jesuítas; etc. Em muitos dos casos ocorre uma tentativa de imposição cultural utilizando-se ameaças, força física ou mesmo “enganando” (no caso dos indígenas) através de trocas por objetos de Portugal; isso muito se reflete no comportamento e nos costumes da nossa sociedade atual.
Se entendermos por cultura tudo aquilo que traz identidade a um grupo de pessoas (música, dança, vestimenta, religião, hábitos alimentares) podemos compreender como seria extremamente incompleto realizar um estudo da história do Brasil sem levar em conta cada um desses aspectos de maneira particular. Por exemplo, precisamos esmiuçar como as vertentes de religiões africanas foram trazidas ao Brasil pelos escravos e como foram as modificações sofridas através dos anos; quais eram os costumes das diversas tribos indígenas antes e depois da chegada dos portugueses em seu território, e assim por diante.
Quando paramos para estudar a fundo a história de uma sociedade e comparamos com sua forma de organização atualmente, enxergamos quais as influências sofreu para que se tornasse o que é hoje e isto, se bem aproveitado, é de grande ajuda para a solução de seus maiores problemas. Estes, na maioria das vezes, possuem uma grande carga vinda das gerações passadas e entender essa carga é de grande auxílio, sendo por conta das decisões tomadas que modificaram seu rumo ou também porque pode ser usada para compreender o pensamento da época e ajudar a solucionar tais questões da melhor forma.
CurtirCurtir
Análise literária do conto de Machado de Assis “A causa secreta”
O conto “A causa secreta” de machado de Assis é narrado em 3° pessoa. O conto nos mostra que o narrador é onisciente, pois o narrador relata todos os fatos que acontecem ao decorrer da história sabendo o pensamento de cada personagem e a posição na história a qual eles se encontram. Machado de Assis nos mostra em seu conto aspectos que envolvem conflitos familiares, violência trabalho aparentemente humanitário, e principalmente o sadismo.
O conto baseia-se em uma história de dois homens, Garcia, médico recém-formado, conhece o senhor Fortunato, homem que dedicava-se à ajudar os doentes, porém era um homem frio, que maltratava sua esposa,podemos perceber por esse ponto seu caráter era dúbio. Quando os dois homens se conhecem tornam-se amigos e decidem abrir uma casa de saúde. No conto é mostrado aos poucos a pessoa sem nenhum sentimentalismo pelo sofrimento dos outros que Fortunado é, com ênfase seu sadismo é mostrado ao leitor. Ao decorrer da historia fica explicito ao leitor o motivo pelo qual Fortunado envolvia-se com a medicina, que não era para ajudar o próximo e sim era para deliciar-se com sofrimento de quem ele ajudava. Nesta reflexão fica claro o título do conto “ A causa secreta’’, pois essa era a causa de Fortunato se fazer presente em todo momento dor de quem estava doente. Uma cena marcante foi quando a esposa de Fortunado e Garcia o pegaram torturando um rato até a morte,nessa cena foi evidente seu sadismo e imoralidade. Ao decorrer do conto Fortunado começa a realizar experiências com animais em sua própria casa. A esposa não gostando dessa situação pede a Garcia que intervenha para que Fortunato não realize essas experiência em sua casa.Tempos mais tarde a mulher acaba ficando doente e morrendo.
No último trecho do conto, Garcia encontra-se sozinho velando a mulher que estava morta, e nesse momento sente o desejo de beijar seu rosto, Fortunado vê a cena e o único sentimento que transparece é o prazer de saber que Garcia está sofrendo com a morte da moça. E assim é finalizado o conto, com essa cena marcante que nos deixa várias reflexões sobre o caráter e a crueldade humana.
CurtirCurtir