Fábulas e Contos de fadas


Olá, Alunos! 

Na aula de hoje faremos algumas atividades baseando-nos nas fábulas e contos de fadas! 
Inicialmente, contarei para vocês algumas fábulas, e darei uma breve introdução sobre elas. Pensaremos sobre os seus significados e refletiremos sobre como elas ganham um papel, no século XIX, de histórias para crianças. 
Como tarefa, vocês terão de ler o texto teórico abaixo, com o objetivo de levantar ao menos duas questões pertinentes sobre eles a serem discutidas na aula do dia 28. Essas questões deverão ser postadas como comentários aqui neste post até o dia 27.

Depois desse primeiro momento de aula, vocês terão 10 minutos para assistir ao vídeo abaixo do ótimo canal A cigarra e a formiga (todos os vídeos são incríveis!) como introdução ao tema CONTOS DE FADAS e responder: De onde surgem os contos de fadas? Eles são inicialmente voltados a crianças? Por que você acredita que eles acabaram por fazer parte do mundo infantil?

Depois de assistirmos ao vídeo e discutirmos sobre alguams das questões que ele traz, leremos os textos abaixo: O capuchinho vermelho, de Charles Perrault e Chapeuzinho vermelho, dos Irmãos Grimm.

O que há em comum entre essas duas histórias? De que maneira elas se diferenciam? É possível imaginar um motivo pelo qual essas histórias, embora baseadas em um mesmo enredo, têm desfechos diversos?

Chapeuzinho vermelho CV_Perrault

Chapeuzinho Vermelho – Irmão Grimm

Depois da discussão sobre os contos acima, vocês lerão “A criança e seus narradores”, levantando perguntas que também deverão ser postadas como comentários ao post. O texto teórico, de Maria Rita Kehl, é o prefácio do Fadas no divã, livro importante sobre contos de fadas que está disponível em nossa bibllioteca virtual. Vocês poderão acessá-lo no blog, ou o livro completo pelo link: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536310220/cfi/0!/4/2@100:0.00 (para acessar o livro digital, vocês deverão estar logados no site da nossa biblioteca digital com seu RA e senha da biblioteca).

A criança e seus narradores