(6º Semestre) Literatura Brasileira Contemporânea: Poesia concreta

Olá, alunos!

Nas próximas aulas, trabalharemos A Hora da Estrela e o texto da Clarisse Fukelman que está na introdução do romance, no mesmo arquivo. Devo lembrá-los também que darei as últimas duas aulas da terça-feira, dia 02/10. Nessas aulas, trabalharemos Poesia concreta. Acessaremos a partir deste link:
http://poesiaconcreta.com.br/

Vejo vocês nas próximas aulas, abraços.

A Hora da Estrela – Clarice Lispector

 

(6º Semestre) Literatura Contemporânea – Texto para estudo de “A hora e a vez de Augusto Matraga”

Olá, Alunos.

Para a aula de hoje, em que discutiremos a leitura do conto “A hora e a vez de Augusto Matraga”, do livro de contos Sagarana, separei o texto que escrevi sobre ele para a minha dissertação de mestrado. Ele segue abaixo.
Abraço.

Thais

A hora e a vez de Augusto Matraga (TEXTO PARA ESTUDO DA OBRA)

(4º Semestre) Ensino de Literatura: Realismo ao Modernismo – Comunicado Importante

Olá, alunos!

Nosso terceiro exercício avaliativo estava marcando para a próxima segunda-feira, dia 17/09. Porém, haverá a feira de profissões nessa data. Portanto, estou mudando a data do terceiro exercício avaliativo para a segunda-feira seguinte, dia 24/09. Como o CICTED acontece entre os dias 19 e 22, esta mudança também ajudará os alunos que apresentarão projetos. Desejo boa sorte a todos, beijos.

(2º Semestre) Literatura Colonial – QUESTÕES AVALIATIVAS

Olá, alunos!

Seguem abaixo as duas perguntas sobre o “Auto de São Lourenço”, de Anchieta e o texto crítico de Bosi “Anchieta ou as flechas opostas do sagrado”. Peço que respondam até o dia 17/09. Bons estudos!

Thais

  1. A partir da leitura do segundo ato da peça, comente a afirmação de Alfredo Bosi sobre a literatura de Anchieta.

“A nova representação do sagrado assim produzida já não era nem a teologia cristã nem a crença tupi, mas uma terceira esfera simbólica, uma espécie de mitologia paralela que só a situação colonial tornara possível.”

(BOSI, Alfredo.”Anchieta ou as flechas opostas do sagrado”, in Dialética da colonização. São Paulo: Cia das Letras, 2010)

  1. Comente como o mal é considerado por Anchieta na peça. Considere em seu comentário as reflexões feitas a partir da leitura de “Colônia, culto e cultura”.